Unidade 2 Parte 1n Contabilidade
Contabilidade e Custos
Contas do Balanço Patrimonial e Ciclo Operacional
PLANO DE CONTAS
CONCEITO: Para que os registros contábeis possam ser realizados de forma ordenada, para fácil consulta e análise dos saldos das contas, bem como, para a elaboração dos relatórios contábeis, obrigatórios ou não, se faz necessária uma codificação adequada que possibilite agrupar as ocorrências semelhantes em um só lugar.
Para tanto, elabora-se um Plano de Contas, de acordo com as características de cada organização e necessidades dos usuários.
O Plano de Contas, portanto, é um agrupamento ordenado das contas utilizadas pela Contabilidade das entidades, constituindo-se em instrumento indispensável para o registro dos fatos contábeis.
CONTAS SINTÉTICAS E CONTAS ANALÍTICAS
As contas que compõem o plano são sintéticas ou analíticas. As contas sintéticas sintetizam e totalizam as contas analíticas correspondentes.
IMPORTÂNCIA DO PLANO DE CONTAS
Um Plano de Contas bem elaborado, que contemple um número de contas adequado às necessidades dos usuários e das características do segmento econômico ao qual a organização pertence, com nomenclaturas que representem com fidelidade os respectivos conteúdos, fundamental importância para o correto registro dos fatos contábeis.
A uniformidade dos registros contábeis, assim como o grau de abertura e detalhamento desses registros, de forma a atender com prontidão à necessidade de informações para os gestores depende, fundamentalmente, de um Plano de Contas adequadamente parametrizado. Considerando que as contas serão utilizadas por todos os departamentos da organização, figurarão nos livros contábeis e serão base para consulta por qualquer usuário interno ou externo que a elas possam ter acesso, pode-se inferir sobre a magnitude da importância do Plano de Contas.
FUNCIONAMENTO DAS CONTAS NA SUA ELABORAÇÃO,
Na sua elaboração, o Plano de Contas deverá contemplar, além do elenco de contas que o compõe, um relatório