Ciclo celular
Denizard Rodrigo
Trabalho ciclo celular
Manaus – Brasil 26 de Agosto de 2011
Introdução
Diariamente as células necessitam se duplicar para dar origem a novas células. Esta divisão celular ocorre de duas formas: através da mitose e da meiose. Neste texto abordaremos a mitose.
De forma prática, podemos entender que na mitose a célula se duplica para dar origem a duas novas células. Estas são conhecidas como células filhas (formadas a partir da divisão celular) e são idênticas uma da outra, uma vez que foram formadas a partir de uma única célula
Desenvolvimento
Mitose
A Mitose produz células filhas idênticas à célula-mãe. Cada célula filha contém exatamente o mesmo número de cromossomos da célula mãe. Esse processo ocorre durante o crescimento de um indivíduo e nos processos de regeneração, constitui também a base de alguns processos de reprodução assexuada.
As fases da divisão celular na mitose:
Intérfase - Não pertence ao fenômeno mitótico. Durante a intérfase, as células crescem, o material genético (DNA) se duplica, formam-se novas organelas citoplasmáticas e a célula acumula energia para continuar o processo.
Prófase - Os cromossomos condensam-se, tornando-se visíveis a carioteca e os nucléolos desintegram-se, os centríolos dividem-se e dirigem-se para os pólos da célula. É formado o fuso de divisão (fibras protéicas).
Metáfase - É a fase mais propícia para estudos da morfologia dos cromossomos, onde