Ciclo celular
R: Ele é dividido em dois aspectos principais: mitose e interfase.
A mitose é um processo curto onde a célula divide seu núcleo e citoplasma dando origem a duas células-filhas.
A interfase é um processo de longo onde a célula aumenta seu tamanho e replica seu material genético. Subdivide em três fases: G1, Síntese e G2.
A célula executa suas funções normais na subfase G1.
2. Quais as fases da Mitose e o qual o principal evento ocorrido em cada uma delas? R: O período entre o inicio de uma mitose e o de outra é chamado de ciclo celular; nele a célula cresce, prepara - se para a divisão e se divide. Esse ciclo inclui uma faze em que a célula não está se dividindo – a intérfase – e quatro outras de divisão propriamente: prófase, metáfase, anáfase e telófase. Prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma. Metáfase é a fase que sucede a prófase. Ao final da prófase, a carioteca se desintegra, dando liberdade aos cromossomos que já estão muito condensados.
Anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.
Telófase é a última fase da mitose, onde ocorre descondensação dos cromossomos, reorganização do nucléolo e reconstituição das organelas celulares. Com a descondensação, os cromossomos retomam sua atividade de produzir RNA. 3. O que aconteceria se o processo de duplicação do DNA fosse interrompido em uma célula que já se apresenta na Prófase da Mitose?
4. O que são cromátides irmãs?
R: Cromátides irmãs é feito de um mesmo cromossomo e são iguais.
5. O que são cromossomos homólogos?
R: Na espécie humana há 44