Ciclo celular
A continuidade de uma espécie depende fundamentalmente do processo de multiplicação celular. As células crescem, aumentam o seu conteúdo e depois dividem-se. Cada célula dá origem a duas células-filhas geneticamente iguais entre si e iguais á célula inicial. Esta divisão deve-se ás transformações que uma célula sofre desde o seu aparecimento até ao momento em que se divide na qual chamamos Ciclo Celular. Neste ciclo devemos considerar duas etapas: a interfase e a fase mitótica. A interfase é o período que decorre entre o final de uma divisão celular e o início de uma divisão celular seguinte. É responsável pelo crescimento celular e replicação do DNA e divide-se em três fases: fase G1, S e G2. A fase mitótica é a fase do ciclo onde ocorrem duas divisões: a do núcleo - mitose - e a do citoplasma - citocinese. A mitose compreende quatro fases: a prófase, a metáfase, a anáfase e por fim a telófase.
Conceitos:
Ciclo Celular, Mitose, Prófase, Metáfase, Anáfase, Telófase, Citocinese, Interfase, Centríolos, Cromossomas, Cromatídeos, DNA , Replicação, Ápice radicular
Acontecimentos/ procedimentos:
-Alguns dias antes da microscopia, prepare o material biológico de modo a obter meristemas necessários.
- Corte aproximadamente 1cm da extremidade do vértice radicular do material biológico escolhido e coloque num vidro de relógio. * Numa lâmina, coloque duas gotas de carmim acético. * Com a pinça, retire o ápice radicular do vidro de relógio e deposite-o sobre o carmim acético. * Coloque a lamela e dissocie o tecido, pressionando sobre esta com o cabo de uma agulha de dissecação. * Elimine o excesso do corante da preparação com o papel de filtro. * Observe o material ao microscópi0 óptico.
Questão Central:
Quais as duas fases do ciclo celular responsáveis pela manutenção do número de cromossomas?
Conclusão:
De uma forma geral, podemos concluir que a mitose é um processo de divisão celular em que uma célula dá origem a