Sustentabilidade x consumo: um contexto mundial
_______________________________________________________
Sustentabilidade X Consumo: um contexto mundial
Caro leitor, você já parou para entender o conceito de sustentabilidade? Hoje todos comentam, discutem, debatem este termo que já faz parte da vida moderna, contudo será que realmente entendem o que esta palavra significa? Bem estamos aqui para auxiliá-lo! O termo Sustentabilidade se refere a ações que afetam diretamente as necessidades humanas de modo que não prejudiquem às próximas gerações, ou seja, está diretamente ligada ao desenvolvimento econômico, gestão governamental e ao consumo de bens e recursos.
Bem, vamos nos aprofundar um pouco mais neste conceito.
Como sabemos nosso planeta não suportará por muito tempo a linearidade do consumo exagerado, mas para mudar este cenário é necessária uma mudança cultural em todas as fases do processo. Ou seja, o governo deve atuar para o povo, as grandes corporações devem contribuir para a redução do consumo e os consumidores devem assumir uma nova postura diante do maior desafio que já enfrentamos: como gerar ideias inteligentes para organizar os aspectos sociais, ambientais, culturais e econômicos da sociedade, visando manter o equilíbrio, a continuidade do planeta e sua coexistência com a raça humana?
Vamos analisar a influência dos maiores vilões neste desafio: O governo, as empresas e a mídia. Teoricamente a função do governo é sistematizar a sociedade de forma coerente, igualando o atendimento às necessidades de todos, sem privilegiar pequenos grupos. No caso da cadeia de consumo há uma super valorização das grandes corporações, que são atualmente as potências mundiais, pois elas são responsáveis pelo giro da economia e acabam ditando as regras. O papel da indústria é desenvolver e produzir produtos de qualidade e durabilidade para consumo. Contudo um industriário dificilmente vai deixar de produzir produtos tóxicos e com tempo de vida útil