CICLO CELULAR OK
CURSO DE BACHARELADO EM ENFERMAGEM
DISCIPLINA: BIOLOGIA CELULAR
PROFESSORA: MARIA JOSÉ SOARES MONTE
CAMILA DOS SANTOS SILVA
LEONARDO LOPES DE SOUSA
VANESSA LIMA
CICLO CELULAR
TERESINA – PI 2015 INTRODUÇÃO
O ciclo celular é basicamente o período de vida de uma célula. As células passam a existir no momento em que surgem a partir da divisão de outra, pré-existente, chamada célula mãe ou célula parental. O ciclo termina quando a célula se divide e deixa de existir, gerando duas células filhas.
ETAPAS: INTERFASE E DIVISÃO CELULAR
compreende aproximadamente 95 % do tempo. É o período entre duas divisões celulares, no qual a célula está executando suas funções normais, inclusive se preparando para a divisão.
DIVISÃO CELULAR
é o processo pelo qual uma célula se transforma em duas células-filhas. Nesse caso, dividir significa duplicar, pois as novas células são capazes de crescer e de se transformar em células idênticas a original. A divisão é a maneira pela qual organismos unicelulares se reproduzem e as células dos organismos unicelulares se multipicam, possibilitando o crescimento.
A figura abaixo mostra o ciclo celular resumido de uma célula qualquer contendo dois cromossomos.
MITOSE
A mitose é o processo de reprodução celular que ocorre em grande parte das células durante parte do ciclo celular. Resumidamente, a mitose é o processo pelo qual uma célula diplóide dá origem a duas outras células diplóides, idênticas à célula-mãe e entre si. Isso quer dizer que uma célula com certo número de cromossomos (no caso humano, seriam 46) originaria outras duas células idênticas a essa, e eventualmente, iguais entre si.
Abaixo seguem as fases da mitose:
1. Prófase:
Neste momento,a cromatina (DNA) que antes estava descondensada, começa a se condensar. Os centríolos (uma organela) vão afastando-se para os pólos criando fibras, chamadas Fibras do Fuso Acromático. A membrana nuclear desaparece