ciclagem de nutrientes
Nos ciclos de nutrientes, os organismos decompositores desempenham um importante papel, pois são eles os responsáveis pela degradação da matéria orgânica. Esses organismos nutrem-se de cadáveres, fezes, partes ou componentes do corpo de seres vivos (folhas, madeira, cascas, etc.), e com isso, permitem que elementos químicos tornem-se disponível no meio ambiente para que outros organismos venham a utilizá-los. A ação dos organismos decompositores é de extrema importância, pois eles além de promoverem maior rapidez na degradação da matéria orgânica, sua ação favorece a fixação de compostos químicos, principalmente no solo.
Os ciclos biogeoquímicos recebem esse nome, devido ao conhecimento de que os elementos químicos tendem a circular na biosfera em vias características (cada um de uma forma e de acordo com o meio em que se encontra). Esses elementos químicos transitam do ambiente aos organismos (seres vivos) e destes, novamente, ao ambiente.
O movimento desses elementos e compostos inorgânicos essenciais e não essenciais para a vida é denominado ciclagem de nutrientes. Do ponto de vista da biosfera como um todo; os ciclos biogeoquímicos se classificam em:
1) Ciclo da água ou ciclo hidrológico;
2) Ciclos dos macro e micronutrientes – que são os minerais em geral;
3) Ciclos sedimentares (rochas): fósforo, enxofre, cálcio, magnésio e potássio;
4) Ciclos gasosos: carbono, nitrogênio e oxigênio.
Vamos abordar os ciclos que são considerados os principais da natureza e possuem microrganismos envolvidos direta e indiretamente no processo: carbono, oxigênio, nitrogênio, fósforo e enxofre
CICLO DO CARBONO
O carbono é o principal elemento da matéria orgânica, e, está presente na atmosfera em diversos compostos, como por exemplo, no gás carbônico (CO2); monóxido de carbono (CO) e metano (CH4). Nos organismos vivos, o carbono compõe as moléculas de açúcares, gorduras e proteínas.
CICLO
1) O carbono presente na atmosfera (CO2 livre) é