CHÁS
Departamento de Ciências da Saúde
Curso de Farmácia
Disciplina: Farmacognosia III
Nomes: Veronica
PESQUISA BIBLIOGRÁFICA SOBRE PLANTAS MEDICINAIS
Professor: Leandro N. Francescato
Santo Ângelo
2014
Realizou-se pesquisas etnofarmacologicas, procurando compreender melhor o uso da medicina tradicional utilizada diariamente pela população. Após a pesquisa selecionou-se duas plantas para que pudesse ser feita uma analise comparativa das mesmas. As escolhidas foram as seguintes:
Euphorbia prostrata ;
Aloe vera (L);
Nome popular da planta: Quebra- pedra.
Indicações terapêuticas: pedras nos rins.
Posologia de uso: tomar o chá 3 vezes ao dia, pode-se deixar na geladeira para uso no outro dia.
Nome popular da planta: Boldo.
Indicações terapêuticas: ácido úrico alto
Posologia de uso: ferver a água e colocá-la sobre as folhas e misturar.
1- Quebra- Pedra
Nome cientifico: Euphorbia prostrata
Quebra pedra rasteiro (Euphorbia prostrata), folhas simples, opostas, pecioladas, glabras, com borda serrada ou esparsamente dentado e base assimétrica. Seu uso é para infecção de garganta, inflamação e pedras nos rins. Como diurético e para problemas renais. Foram reportadas atividades anti-inflamatórias e efeito hipoglicêmico em coelhos normais. As espécies de Euphorbia produzem um látex que em contato com a pele, pode causar lesões severas, como edemas e bolhas ou partes da planta, quando ingeridos, causam irritações na mucosa da boca, gastroenterite, diarreia e vômito. A literatura registra casos de convulsões e lesões renais. O uso desta planta é fortemente desaconselhado no tratamento de qualquer doença, não pode ser usado durante a gravidez.
Das espécies comercializadas e utilizadas pela população encontra-se as Euphorbia prostata e a Phyllanthus niruri, são as que apresentam maior semelhança morfológica, mas