chuvas
É um fenômeno meteorológico que consiste na precipitação de gotas de água no estado líquido sobre a superfície da Terra. A chuva forma-se nas nuvens.
Importância da chuva
Sem água não há vida na Terra.
A chuva é fundamental para que existam seres vivos, como pessoas, animais, plantas …
É a Chuva que enche os rios, os lagos e faz brotar as nascentes de água que nós usamos. Desta forma também os animais selvagens são beneficiados.
Enchendo os rios, a chuva enche também as albufeiras das barragens, onde a força motriz e aproveita para a produção de energia sem a qual já não sabemos viver.
A chuva é ainda importante porque lava o ar, fazendo assentar as poeiras e as outras impurezas que nele existem.
A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), ligada ao Ministério da Agricultura, constatou que a cidade de Calçoene, no Amapá, é o local mais chuvoso do Brasil.
Após análises de séries históricas de chuvas em cerca de 400 estações meteorológicas da região amazônica, o pesquisador Daniel Pereira Guimarães concluiu que o município é o recordista, com uma precipitação média anual de 4.165 mm.
A cidade, de apenas sete mil habitantes, fica no extremo norte do Brasil, na microrregião do Oiapoque, e abrange uma área de aproximadamente 14 mil quilômetros quadrados.
Anteriormente, a literatura citava a região da Serra do Mar, entre Paranapiacaba e Itapanhaú, em São Paulo, com uma precipitação média anual de 3.600 mm, como o local mais chuvoso do país.
"Era natural de se supor que, na Amazônia, estariam os locais de maior pluviosidade", diz o pesquisador. Segundo ele, a caracterização climática de uma região deve-se basear em dados consistentes e coletados por pelo menos 30 anos, fato ocorrido recentemente com a estação de Calçoene.
A economia de Calçoene baseia-se em boa parte na cultura da mandioca, criação de gado bovino, bubalino e suíno, pesca, artesanato e garimpo.