Chuvas cidas
Trabalho realizado por:
Margarida Mares nº15
Patricia Alminhas nº17
Tatiana Coelho nº19
Definição e causas:
-A chuva ácida é a chuva que tem um pH muito ácido (abaixo de 4,5), enquanto que a chuva normal tem um pH de aproximadamente 5,6.
Isto é causado quando o enxofre e o azoto presentes no ar reagem com o oxigénio, formando-se Dióxido de Enxofre e Dióxido de
Azoto. Chuvas ácidas: definição e causas
Efeitos da chuva ácida:
Efeitos nas florestas : Investigadores, ou pessoas que lidam todos dias com árvores, já notaram que estas não morrem directamente com a chuva ácida, pois esta enfraquece a árvores, matando as folhas, reduz também os nutrientes de que esta precisa e contamina também o solo com substâncias tóxicas. Ao mesmo tempo a chuva ácida causa libertação de substâncias tóxicas como o alumínio no solo, que prejudica imenso as plantas.
Quando ocorrem chuvas intensas, a água arrasta essas substâncias tóxicas até aos rios e oceanos, provocando a sua contaminação.
Efeitos em construções :
– A chuva ácida é responsável pela destruição da pedra, do metal ou da tinta. Reparar os estragos causados pela chuva ácida em casas e prédios pode ser muito caro. Muitos monumentos encontram-se já muito degradados e sua recuperação é impossível.
Antes
Depois
Efeitos em pessoas:
– A chuva ácida tem o mesmo aspecto e gosto que a água normal. Os danos causados às pessoas através da chuva ácida não são directos. Caminhar sobre a chuva acida ou mesmo tomar banho num lago contaminado não é muito perigoso. O verdadeiro perigo para a humanidade é a poluição atmosférica que causa a chuva ácida. O dióxido de enxofre e os óxidos de azoto são os principais responsáveis pela chuva ácida. Estes gases podem danificar os nossos pulmões.
Efeitos na água:
– O efeito da chuva ácida é bastante visível em meios aquáticos, como: lagos, rios ou pântanos. Para onde a chuva ácida vai depois de cair sobre florestas, campos, estradas ou construções. A maior parte dos rios e