chuva acida
A chuva ácida, ou com mais propriedade deposição ácida, é a designação dada à chuva, ou qualquer outra forma de precipitação atmosférica, cuja acidez seja substancialmente maiordo que a resultante da dissociação do dióxido de carbono (CO2) atmosférico dissolvido na água precipitada.A principal causa daquela acidificação é a presença na atmosfera terrestre de gases epartículas ricos em enxofre e azoto reactivo cuja hidrólise no meio atmosférico produz ácidos fortes.Assumem particular importância os compostos azotados (NOx) gerados pelas altas temperaturas de queima doscombustíveis fósseis e os compostos de enxofre (SOx) produzidos pela oxidação das impurezas sulfurosas existentes na maior parte dos carvões e petróleos.
Quimicamente, chuva ácida não seria umaexpressão adequada, porque para a Química toda chuva é ácida devido à presença do ácido carbônico (H2CO3), mas para a Geografia toda chuva com Ph abaixo do N.T (Nível de tolerância(PH igual àaproximadamente 5,5)) é considerada ácida. Ela também pode acarretar sérios danos as trutas por exemplo, uma vez que se cair uma chuva ácida num ambiente lacustre de uma truta, abaixo ou acima do N.T, a trutamorrerá. Os efeitos ambientais da precipitação ácida levaram à adopção, pela generalidade dos países, de medidas legais restritivas da queima de combustíveis ricos em enxofre e obrigando à adopção detecnologias de redução das emissões de azoto reactivo para a atmosfera.
O QUE PROVOCA A CHUVA ÀCIDA?
Os principais contribuintes para a produção dos gases que provocam as chuvas ácidas,lançados na atmosfera, são as emissões dos vulcões e alguns processos biológicos que ocorrem nos solos, pântanos e oceanos.
A ação humana no nosso planeta é também grande responsável por estefenómeno. As principais fontes humanas desses gases são as indústrias, as centrais termoelétricas e os veículos de transporte.
Estes gases podem ser transportados durante muito tempo,