chumbo
Intoxicação por Chumbo:
O chumbo é um metal encontrado em estado sólido na natureza, não fazendo mal neste estado. É usado na construção civil, baterias de ácido, em munição, proteção contra raios-X e forma parte de ligas metálicas para a produção de soldas, fusíveis, revestimentos de cabos elétricos, materiais antifricção, metais de tipografia, etc.
É um metal conhecido e usado desde a antiguidade. Suspeita-se que este metal já fosse trabalhado há 7000 anos, utilizado pelos egípcios sendo parte de ligas metálico devido suas características e pelos romanos como componentes de tintas e cosméticos.
A contaminação pelo chumbo pode advir de forma natural ou geológica, como também através de atividades exercidas pelo homem (mineração, indústria e transporte). Sendo assim, o teor de chumbo nos solos varia de região a região: em regiões próximas às vias de tráfego intenso e de indústrias, os teores de chumbo são bem mais elevados que aqueles encontrados em áreas isoladas.
Existem duas vias pelas quais o chumbo pode entrar no organismo:
a) Respiratória: mais comum em ambientes de trabalho onde os empregados ficam expostos a vapores de óxido de chumbo.
b) Digestiva: alimentação contaminada.
Sintomas e sinais de intoxicação por chumbo é diferente em adultos e crianças:
Em crianças:
. Irritabilidade, Perda de interesse por brincadeiras, Vômito violento, Falta de equilíbrio, Confusão, Sono, Anemia, Convulsões e Coma.
Em adultos:
. Alteração da personalidade, um indivíduo que era muito calmo pode tornar-se agressivo e vice-versa. Dor de cabeça persistente Sabor metálico na boca Falta de apetite Anemia Dor abdominal Vômito Prisão de ventre
Também pode ocorrer sintomas de lesão cerebral por inchaço do cérebro, mas é mais comum em crianças.
Toxicidade: Espécie: RATO
Via Cutânea (DL 50): LDLo: 270 mg/kg (INTRAP.)
Saturnismo, cólicas abdominais, lesão renal e cerebral (baterias de carros, tintas)
MERCURIO
É um metal comumente