Chumbo e estanho resultados e discuss es
4.1 - Propriedades químicas dos elementos
a) O chumbo aquecido até se fundir foi mantido dessa forma por um tempo até que se observou uma mudança de cor, em que o chumbo passou de uma cor bem escura para um acinzentado claro, indicando sua oxidação pelo contato com o ar formando PbO.
Para o estanho, também foi observada sua oxidação, que se deu de forma muito rápida, se tornando difícil de se observar se o material fundiu antes da ração com o oxigênio presente no ar. Quando aquecido a altas temperaturas, o estanho se oxida a SnO, composto que logo se oxida a SnO2, este que possui coloração branca, observada nesse experimento.
b) No sistema de Sn com HNO3, foi observada a formação de um precipitado branco após o aqucimento. Isso se deve a reação representada pela equação balanceada abaixo:
Sn(s) + 4HNO3(aq) → SnO2(s) + 4NO2(g) + 2H2O(l)
Para os demais sistemas, não foi observada qualquer alteração, mesmo após o aquecimento dos mesmos, entretanto, podemos verificar teoricamente as reações envolvidas em tais:
Sn(s) + 4HCl(aq) → SnCl4(s) + 2H2(g)
Pb(s) + 2HNO3(aq) → P(NO3)2(s) + 2H2(g)
Pb(s) + 2HCl(aq) → PbCl2(s) + H2(g)
No caso do chumbo, sua reação com o HCl pode não ter se favorecida uma vez que esse metal é bastante resistente a esse ácido. Já em contato com o HNO3, o chumbo reage bem lentamente e é razoável pensar que a concentração do ácido tenha se feito muito baixa para favorecer a formação do nitrato de chumbo.
No caso do cloreto de estanho II, temos que o aquecimento do sistema favorece sua hidrólise, o que pode ter dificultado a formação do SnCl2, não atingindo seu Kps.
4.2 - Posição relativa na série eletromotriz
a) 1) Foi observada a formação de um precipitado branco ao reagir estanho com sulfato de cobre, de acordo com a reação abaixo representada:
Sn(s) + CuSO4(aq) → SnSO42(s) + Cu(aq)
É possível notar que o Sn tem mais facilidade de oxidar do que o Cu, pois o sistema fica mais estável com o estanho na forma Sn2+, conferindo