Choque elétrico
Definição
Sensação causada pela passagem da corrente elétrica pelo corpo, quando submetido a uma diferença de potencial (ddp).
Como ocorre
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
A corrente elétrica sempre procura o menor percurso para o seu ponto de fuga, sendo que o mais comum são os pés, quando não isolados, podendo causar asfixia, fibrilação ventricular e parada cardíaca. Ela também pode fazer outros percursos, ficando limitado apenas nos dedos de uma mesma mão, não havendo risco de morte, mas a vítima pode sofrer queimaduras ou perder os dedos. Pode também entrar por uma mão e sair pela outra percorrendo o tórax. Esse é um dos percursos mais perigosos, que dependendo da intensidade da corrente pode ocasionar parada cardíaca. Pode também ir de um pé para o outro, oferecendo menos perigo do que nos outros casos, mas a vítima pode sofrer perturbações dos órgãos abdominais e músculos.
Choque elétrico, o que fazer?
No caso de acidente é preciso agir rápido, porque quanto mais tempo uma pessoa ficar sobre os efeitos do choque elétrico, menos chance ela vai ter de sobreviver. Primeiramente deve-se desligar a chave elétrica, quando não for possível , deve-se usar algum material isolante para soltar a vítima da rede elétrica, podendo ser luvas de borracha, um pedaço de madeira seca ou até mesmo um tapete de borracha para que o socorrista fique sobre o mesmo.
Como evitar
Para se proteger dentro de casa, a dica principal é fazer a manutenção da rede elétrica a cada 10 anos, no máximo, mantendo sempre os