tempos modernos
Contexto
O filme Tempos Modernos retrata as consequências do período de crise em 1929 nos EUA (A grande depressão), quando o desemprego afetou grande parte da população, e traz criticas aos abusos no trabalho e ao sistema mecanicista que eram impostos pelos patrões que visavam somente lucros sem considerar o bem estar e saúde dos funcionários.
Visão retratada
O filme claramente critica o capitalismo, pois os funcionários eram colocados a tratamentos desumanos para proporcionar a indústria mais produtividade.
A grande depressão
A Grande depressão causou desemprego e fome, motivo pelo qual a garota optou por roubar alimentos, já que seu pai encontrava-se desempregado.
Paralelo
O paralelo que o filme faz com nossa situação atual é que houve grande evolução quanto às regras de tratamento aos funcionários, já que agora existem leis que assegura o tempo de trabalho, de descanso, férias, entre outros. Entretanto o objetivo das indústrias continua sendo a busca por maior produtividade, ainda há grande desigualdade social e injustiças cometidas.
Desigualdades sociais
A desigualdade social era muito evidente, foi um período de muito desemprego e fome, enquanto a burguesia vivia bem e exploravam os operários.
Doença adquirida por Carlitos
Carlito sofreu um surto nervoso causado pelo excesso de trabalho mecanicista e pela falta de condições adequadas como: tempo de trabalho, descanso, execução de tarefas de riscos. O que o levou ao nível de estresse elevado.
Preso e taxado de “líder comunista”
Ao terminar seu tratamento médico Carlito encontrou se em meio às manifestações e ao segurar uma bandeira, que ele nem sequer sabia o que representava, fez com que fosse injustamente preso e taxado de líder comunista.
Dois personagens mais importantes
Os dois personagens principais são: Carlitos e Ellen Peterson (a garota órfã).
O sonho
No filme o sonho da