chopp
Em 1975, quando a economia brasileira tomou novos rumos, as grandes indústrias cervejeiras de alta produtividade e distribuição nacional passaram a dominar o mercado, a produção regional passou a ser inviável, a Gazapina encerrou suas atividades deixando a memória de sua qualidade no paladar dos consumidores. O tempo passou, a economia mudou e o retorno da valorização dos produtos artesanais, com qualidade diferenciada, fez com que um grupo de jovens empresários adquirisse a marca, que já tinha feito parte da história do Rio Grande do Sul e que agora revitalizada, volta à ativa.
Gazapina, artesanal dos Pampas!
Processo de fabricação para 20 litros de chopp:
- 5kg de Malte Pilsen
- 500gr de malte Weyermann® Carared®
- Fermento Lallemand Windsor
- Lúpulo Hallertau Tradition para aroma
- Lúpulo Hallertau Magnum para amargor
- 40 litros de água de boa qualidade, filtrada e livre de Cloro.
Colocamos no primeiro caldeirão cerca de 20 litros de água para aquecimento. Aquecemos até 65°C. No outro caldeirão também colocamos 20 litros de água e aquecemos até chegar a estes 65°C e daí permanecemos.
Trituramos os maltes. O ideal é não triturar demais pois poderemos ter dificuldades na filtragem posteriormente. Mas também não podemos triturar pouco, temos que quando colocar um pouco nas mãos observar as cascas amassadas ou trituradas, mas