Fabricação de cerveja e diferenciação do chopp
Processo de fabricação da Cerveja e diferenciação do Chopp
Porto Alegre, abril de 2013
Introdução
A cerveja é uma bebida de ampla difusão e intenso consumo, sendo conhecida desde remota antigüidade em diversos países do mundo, principalmente nos Estados Unidos, Alemanha e a China. Tem como principal mercado consumidor a Europa, sendo que a Alemanha e a Dinamarca possuem o maior consumo per capto em litros por ano. Neste trabalho iremos apresentar todo o processo de fabricação, dando prioridade para os processos micro-bióticos dos processos unitários.
Processo de Fabricação de Cerveja X Chopp
Englobando e Detalhando Todo o Processo...
Passo - à - Passo do processo...
1) Cevada natural;
A Cevada mais utilizada é a amilases enzimática.
Que contem em sua mostura proteases, lipases e hemicelulases, oxiredutases e amilases (alfaamilases: No grão durante a germinação; beta-amilase presente no grão antes da germinação.,
2) Recebimento e Armazenagem do Malte e Cevada.
Em grandes empresas o malte é recebido à granel a partir de caminhões e armazenado em silos, tais como estes:
3) Moagem do Malte:
No início da produção o malte é enviado até moinhos que possuem como função promover um corte na casca e então liberar o material amiláceo (amido) para o processo. Outra função da moagem é também promover a diminuiçào do tamanho de partícula do amido de modo a aumentar sua área superficial que futuramente vai ocasionar um aumento na velocidade de hidrólise do amido.
4) Mosturação:
Após ser moído o malte é enviado até os tanques de mostura. Nessa etapa o malte moído é misturado com água e submetido a aquecimento. As enzimas contidas no malte são liberadas para o meio e sob ação de calor são ativadas pra promover a hidrólise catalítica do amido. O aquecimento não costuma ultrapassar temperaturas de 72C pois as enzimas são inativadas em temperaturas acima desses valores.
5) Filtração:
A mistura obtida, também chamada de