Chocolates rocher
.
Carlos A. Nagel Paiva
Pesquisador da Fundação de Economia e Estatística (FEE) professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC.
R. Duque de Caxias, 1691, sala 601, Porto Alegre, RS, CEP 90.010-283; carlosanpaiva@gmail.com Cristiano José Sehn
Economista, bolsista IPEA, mestrando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural da UFRGS.
Av. João Pessoa, 31, Porto Alegre, RS, CEP 90040-000; cristianosehn@hotmail.com RESUMO: O objetivo deste artigo é apresentar uma interpretação acerca da dinâmica econômica de uma região. Apresentamos as particularidades que diferenciam o desenvolvimento de uma região face aquelas variáveis tradicionalmente adotadas no estudo da dinâmica do desenvolvimento de uma economia nacional. Defendemos a idéia de que a questão realmente central no desenvolvimento das regiões é constituída pela sua base de exportação, enquanto que o investimento e a inovação tecnológica assumem importância apenas secundária em um ambiente interno à nação.
Palavras-chave: Desenvolvimento Regional, Base de Exportação; Demanda Efetiva.
Área Temática: Estudos teóricos em economia regional
1. INTRODUÇÃO
Neste artigo pretende-se efetuar uma releitura e esboçar uma sistematização teórica dos determinantes da dinâmica econômica regional. A despeito da questão dos diferenciais de desenvolvimento no interior de uma mesma nação ser um tema quase tão antigo quanto a própria Ciência Econômica e a literatura sobre o tema ser vasta e esclarecedora, os princípios fundamentais do desenvolvimento econômico regional são pouco conhecidos até mesmo entre os economistas “não-regionalistas”.
Essa aparente contradição ocorre devido a um amplo conjunto de motivos, dentre os quais o mais perceptível e recorrente é a tendência a se pensar por analogias e considerar que o desenvolvimento regional só se diferencia do nacional por uma questão de