China
Nas civilizações orientais a educação era tradicional: dividida em classes, opondo cultura e trabalho, organizada em escolas fechadas e separadas para a classe dirigente. O conhecimento da escrita era restrito a devido ao seu caráter esotérico As preocupações com educação apareceram nos livros sagrados, que ofereceram regras ideais de conduta e enquadramento das pessoas nos rígidos sistemas religiosos. Nesse período surgiu o dualismo escolar, que destina um tipo de ensino para o povo e outro para os filhos dos funcionários, ou seja, grande parte da comunidade foi excluída da escola e restringida à educação familiar informal.
A Civilização Chinesa
Ás margens do Rio Huang Ho nasceu uma das civilizações mais antigas do mundo, a Civilização Chinesa.
Acreditasse que por volta de 5000 a.C. a China Antiga era habitada por povos bastantes evoluídos. Os primitivos chineses praticavam a agricultura e domesticavam carneiros, porcos, bois e cachorros
.
As águas do Rio Huang Ho, o Rio Amarelo foi essencial para o desenvolvimento da Civilização Chinesa. A arte também era bastante evoluída chegando ao seu apogeu no período da Cultura Long Shan (2500a.C -1900a.C).
Em meados de 1500 a.C. foi criado o Império do Centro, governado pelo Filho do Céu, representante de Deus na terra e que exercia a função de chefe político e religioso.
Com a criação da unidade política surge também as primeiras Cidades Palácios, comunidades rodeadas por muralhas. A sociedade era dividida em dois grupos extremos que são:
Nobres - Grupo de pessoas que descendiam de um grande Clã Ancestral. Eram grandes proprietarios de terras.
Camponeses - pessoas que viviam no campo, responsáveis pelo cultivo das terras agrícolas. Eram os camponeses que sustentavam o luxo da nobreza.
A agricultura foi a principal atividade econômica da China Antiga. Com o crescimento da Civilização Chinesa, a sociedade passou a ser dividida em 4 grupos distintos.
1. Imperadores, Nobres e Altos