China in box
3. Após conhecer a história da China in Box (PLT 117) e saber que Robinson não elaborou um Plano de Negócios e mesmo assim sua empresa cresceu rapidamente, responda: a) A que você atribui o sucesso desse negócio?
Resposta: Por ser o primeiro restaurante de comida chinesa do Brasil que fazia entregas, uma solução rápida e prática para um país onde as pessoas sempre estão com muita pressa. b) O Plano de Negócios não teria utilidade para Robinson quando ele resolveu abrir a empresa?
Resposta: seria muito útil, pois evitaria fracassos e teria formas mais eficazes de conseguir seus objetivos. c) E, atualmente, você acha que Robinson tem e usa um Plano de Negócios ou a expansão da rede se dá de forma empírica?
Resposta: Sim; De acordo com o texto inicialmente se deu de forma empírica, hoje com a expansão do negócio e suas franquias ele utiliza o PN. d) De que forma o Plano de Negócios poderia ajudar na gestão da China in Box? Por que Robinson decidiu criar a rede de franquias? De que forma a empresa poderia crescer?
Resposta: O plano de negócios poderia ter ajudado de várias formas, porque teria planejamento e evitaria as dificuldades que teve inicialmente; A taxa de crescimento era consideravelmente alta, Robson observou a capacidade de expansão daquela loja, em 1993 abriu a segunda loja com as mesmas características, como foi convidado a participar da feira de franquias onde foi procurado por diversas pessoas interessadas em abrir uma franquia; Utilizando ainda mais o marketing como ferramenta de gestão e continuando a agradar a clientela, como sempre vem fazendo. e) Quais são as qualidades empreendedoras mais marcantes em Robinson? E quais não são? Recorrendo ao modelo de Timmons, que fator parece ter sido mais importante na história da criação da empresa: pessoas, recursos ou oportunidades? Por quê? Resposta: Positivos: iniciativa, visão, capacidade de sonhar, paixão e inovação. Negativos: desorganizado e acreditar nas