China - Breve Histórico
A história da China é complicada e densa. Por ser um país de cultura milenar, já presenciou inúmeros acontecimentos nacionais e internacionais importantes. Além disto, há o fator territorial, uma vez que a China possui enormes dimensões tanto geograficamente quanto populacionalmente e culturalmente, o que contribuiu para essa complexidade histórica.
A China é uma das nações mais antigas do mundo e sua história alterna períodos de grande ou pequena evolução tecnológica, artística e cultural. Foi governada por diversas dinastias, sendo a primeira a de Shang, por volta do século 17 A.C., que possuía um sistema de escrita e um calendário. Em seguida, deu-se a mais longa dinastia chinesa: a de Zhou, que dominou do século 11 A.C ao século 3 A.C. e foi nesta época que o confucionismo foi fundado.
Outras dinastias se seguiram, até que em 1279 houve a dominação mongol. Nesta época, Marco Polo visitou Kublai Khan. A dinastia Ming, uma das mais famosas da história da China, seguiu-se ao império mongol, permanecendo de 1368 a 1644. Durante esta dinastia a China incorporou a Manchúria, a Indochina e a Mongólia, fechando-se para o mundo exterior. Em 1644, os governantes da Manchúria estabeleceram a dinastia Qing, mas o império já se encontrava em decadência,repartido entre várias potências internacionais e a figura do imperador era apenas decorativa. Em 1911 Sun Yat-Sen organizou um movimento nacionalista contra a dinastia Manchu e o domínio estrangeiro, culminando numa revolução que pôs fim ao império e restaurou a república em 1912. Sun Yat-sen fundou o primeiro partido nacionalista, chamado Kuomintang. Entretanto, mesmo com a revolução o país permanecia fragmentado politicamente e cidades como Pequim estabeleciam laços de dependência com potências internacionais.
Foi nesta época que a industrialização começou a ocorrer na China, com a chegada de capitais estrangeiros interessados na mão de obra barata e na vasta quantidade de matérias-primas.