Chico Buarque de Holanda
Chico Buarque de Holanda nasceu no Rio de janeiro em 1944, é filho do historiador Sérgio Buarque de Holanda e da pianista Maria Amélia Cesário Alvim. É músico, dramaturgo e escritor brasileiro. Revelou-se ao público quando ganhou com a música "A Banda", interpretada por Nara Leão, o primeiro Festival de Música Popular Brasileira e logo conquistou reconhecimento de críticos e público.
Em 1946 a família muda-se para São Paulo, onde seu pai é nomeado diretor do Museu do Ipiranga. Em 1953, Chico e a família vão morar na Itália, onde Sérgio Buarque vai dar aulas na Universidade de Roma. De volta a São Paulo, Chico já mostrando interesse pela música, compõe "Umas Operetas" que cantava com as irmãs.
Em 1963 Chico participa do musical Balanço do Orfeu com a música "Tem mais Samba", que segundo ele, foi o ponto de partida para sua carreira.
Suas primeiras canções, como "Pedro pedreiro", impregnadas de preocupações sociais, foram seguidas de composições líricas como "Olê, olá", "Carolina" e "A Banda". Ainda nesse ano Chico casa-se com a atriz Marieta Severo, com quem teve três filhas, Silvia, Helena e Luíza. Chico Buarque muda-se para o Rio de Janeiro em 1967 e escreve a peça "Roda Viva".
Teve várias músicas censuradas e ameaçadas pelo regime militar, denunciavam aspectos sociais e culturais da época.
Sua volta ao Brasil em 1970 foi comemorada com manifestações de amigos e admiradores. Os últimos romances publicados foram: Estorvo (1991), Benjamim (1995), Budapeste (2003) e Leite Derramado (2009).