chibata
Revolta da chibata
Disciplina
Brasil República.
Aluno: Marcos Paulo S. Souza
Matr. 111650408
Curso: História
Turno: Noite
Período: 5
Revolta da Chibata
A revolta da chibata em 1910 surje de um momento onde a classe média reclama uma maior participação no governo. Este é um período em que o Brasil com seus governantes anseia um crescimento econômico.
Apesar de querer tornar-se um país moderno, os líderes paulistas desejavam manter o povo sem instrução e alheio as decisões políricas, econômicas e sociais. Para o governo era melhor ter um povo manipulado do que uma nação de pensadores que logo iria aprender a reinvindicar seus direitos.
Nesse movimento brasileiro de se modernizar e crescer, o Brasil compra da Inglaterra 3 navios, na verdade 3 navios que haviam sido usados na 2 guerra, para Inglaterra eram sucatas, mas para os governantes Brasileiros os navios eram um símbolo de crecimento e prosperidade.
Um grupo de marinheiros são enviados para tripular os navios, vão para Inglaterra e aprendem a conduzir os navios, fazem um intercâmbio com a marinha inglesa onde começam a fazer comparações. Uma das mais marcantes diferenças era que na Inglaterra onde a marinha era considerada uma das melhores do mundo, não exista castigos físicos, os salários eram justos e as condições de trabalho eram infinitamente superior a Marinha Brasileira. O clima muda radicalmente na Marinha brasileira quando em uma discursão no porto entre um marinheiro subalterno e um oficial, é dada uma punição ao subalterno de 250 chibatadas.
Para os marinheiros que já estavam revoltados, isso foi a gota que faltava para uma revolta, João Cândido, um dos que haviam ido para Inglaterra em comum acordo com outros marinheiros resolvem tomar o comando de 2 navios e apontam seus canhões para a Capital so Rio de Janeiro. Os revoltosos escrevem uma carta para o alto comando, onde deixa-se claro que a intenção não era uma