Chiado de um ímã
Resposta: Os ímãs são corpos de metais ferromagnéticos que tem a capacidade de atrair outros materiais ferromagnéticos e também, mas muito fracamente, materiais paramagnéticos. Polos contrários se atraem, polos iguais se repelem. Porém quando nos referimos á campo magnético não utilizamos a expressão polo positivo e polo negativo e sim polo norte e polo sul. Ao se inserir uma fita magnética no interior de um toca fitas, seja gravada ou virgem, tera seu conteúdo apagado pelo campo magnético concentrado. Algumas pessoas ultilizam uma técnica condenável de apagamento, ou seja, simplesmente aproximando uma fita magnetizada de um ímã de alto falantes de alta potência, gerado assim um chiado de desmagnetização nos amplificadores do som.
Como funciona uma fita magnética? Fita magnética é uma mídia de armazenamento não-volátil que consiste em uma fita plástica coberta de material magnetizável. A fita pode ser utilizada para registro de informações analógicas ou digitais, incluindo áudio, vídeo e dados de computador. As fitas magnéticas são formadas por uma base coberta por uma superfície de gravação — um polímero no qual está disperso o pigmento magnético (como óxidos de ferro ou de cromo). Normalmente adiciona-se a esta superfície um componente lubrificante. A fita pode ter uma cobertura traseira, para proteção e redução de atrito. Em alguns casos, a superfície de gravação não é composta de pigmentos dispersos em polímero, mas de uma finíssima camada metálica depositada diretamente sobre a base.
Como funciona um toca fitas?
Toca-fitas ou Leitor de cassetes é o aparelho eletro-eletrônico que decodifica as informações armazenadas em fitas magnéticas, e as transforma em