Supercondutores
Escrito por Newton C. Braga
Materiais que não apresentam resistência elétrica alguma são o sonho de qualquer projetista de instalações elétricas ou dispositivos e circuitos eletrônicos. Sem resistência, a corrente pode fluir sem gerar calor ou dissipar energia e com isso problemas que hoje afligem qualquer projetista de chips ou de circuitos deixam de existir. O "milagre" da ausência da resistência elétrica existe e chama-se supercondutividade. Materiais que perdem a resistência estão sendo pesquisados e podem revolucionar a ciência eletrônica nos próximos anos. Neste artigo falamos dos supercondutores e do que eles podem nos fornecer no futuro.
Todo material, por melhor condutor que seja, apresenta uma certa resistência elétrica, ou seja, uma oposição à movimentação dos portadores de cargas.
O material será tanto melhor condutor quanto menos oposição ele oferecer a passagem da corrente e esta característica é inerente a este material não dependendo do formato ou das dimensões do material considerado.
Esta característica é dada pela condutividade e varia de material para material. Assim, o outro, prata e cobre são excelentes condutores por apresentarem uma elevada condutividade elétrica ou baixa resistividade enquanto que materiais como o ferro, ou o mercúrio são maus condutores por terem baixa condutividade ou elevada resistividade (a resistividade é o inverso da condutividade).
Isso significa que dois condutores de mesma espessura e comprimento feito de materiais de condutividades diferentes terá resistências elétricas diferentes.
Dois fatores influem nos problemas que ocorrem quando correntes elétricas devem ser transmitidas por meios que apresentam uma certa resistência.
Além do fato de que a circulação de uma corrente por um meio que tenha uma certa resistência provoca a geração de calor, deve-se ainda considerar que a resistividade e portanto a dificuldade de passagem desta corrente varia com a temperatura.
Quando mais