Chef de cozinha brasielira
558 palavras
3 páginas
A CHEF BRASILEIRARoberta Sudbrack uma das preferências de Alex Atala
RIO DE JANEIRO, 11 DE MARÇO DE 2014
Da faculdade de veterinária até se tornar a primeira chef presidencial. Natural de Porto Alegre, até seus 20 e poucos anos, Roberta Sudbrack não tinha planos de trabalhar com culinária, muito menos de atingir o sucesso profissional em Brasília. Ela foi cursar veterinária, em Washington, quando surgiu a vontade de mudar de carreira. Durante sua estadia na capital americana, ela precisava cozinhar para si mesma, e isso, aliado a um certo interesse em gastronomia desde os tempos de infância fez com que Roberta mudasse de ramo.
Mas o começo não foi fácil e glamouroso. Roberta morava com seus avós em Brasília e, após o falecimento de seu avô, ela começou a fazer e vender cachorro quente nas ruas. O que ela talvez não imaginasse é que a mesma cidade, reservava boas surpresas. A chef começou a preparar refeições para pequenos eventos, normalmente jantares em casas. Em um desses jantares, o então presidente Fernando Henrique Cardoso estava lá e assim surgiu uma oportunidade de ouro. Ele gostou tanto que chamou Roberta para alguns eventos na residência presidencial até que a convidou para assumir de vez a cozinha. Em 1997 ela chegou ao Palácio da Alvorada com o status de ser a primeira mulher a ocupar a posição. E ela revolucionou a culinária presidencial, pode-se assim dizer. Foram seis anos à frente da cozinha do Palácio, tempo suficiente para preparar pratos para alguns dos chefes de estado mais importantes do mundo. Ao deixar o cargo, Roberta resolveu abrir o seu próprio restaurante, e escolheu o bairro do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, para inaugurar o bistrô que leva o seu nome.
À beira da Lagoa Rodrigo de Freitas, o restaurante tem poucos lugares, só atende sob reservas e diz muito sobre sua culinária. Roberta Sudbrack tem um estilo moderno, porém a base, como ela própria gosta de