CHE GUEVARA O HOMEM O MITO
O HOMEM
1-Após a revolução cubana, o então braço direito de Fidel, (Che) torna-se o principal dirigente do novo estado cubano: Embaixador, Presidente do Banco Nacional, Ministro da Indústria.
2-Eu pergunto: Por que um homem, nessa situação privilegiada, no poder, com dinheiro, boa pinta, mulheres, reconhecido internacional, abandona em 1965, esse modo de vida?
Eu mesmo respondo: Porque naquele momento os ideais de Cuba, e Fidel Castro já não eram os mesmos do começo da jornada.
Cuba tinha se alinhado a URSS que deu apoio econômico e militar ao novo governo de Castro.
Fidel Castro, preocupado em se perpetuar no poder com seus asseclas, companheiros e camaradas, mandava executar opositores do regime. Che fazia parte e tinha que aceitar.
3-Em 04/10/65, Fidel Castro justificou junto ao povo, anunciando que Ernesto Che Guevara deixara a ilha para lutar contra o imperialismo, e propagar os ideais da revolução cubana pelo mundo. Nunca confirmado pelo Che, se mandou e nem carta deixou explicando os motivos.
4-Quanto ao Fidel Castro, Millor Fernandes, disse:
Fidel Castro é uma espécie de São Jorge. Foi salvar a Donzela e acabou casando com o Dragão.
LEGADO/ENSINAMENTOS.
1-Aos que queriam participar da revolução, como soldados.
EDUCAÇÃO, tinha que saber ler e escrever, e não aceitava os que não sabiam.
2-Dizia: As pessoas só sabem entender o caminho que estão tomando em suas vidas através de suas decisões, se saberem ler escrever, e acima de tudo serem observadores.
3-Che era um voraz leitor de livros, acredito o seu modo de vida (salvo as devidas proporções) tenha se inspirado no herói mítico inglês do século XIII Robin Hood.
4-Menores de idade como guerrilheiros não aceitava, mesmo que soubessem ler e escrever recrutava-os então como (PROFESSORES).
5-Seus comandados tinham que seguir doutrinas, (ÉTICA) como respeitar os camponeses, e pagar por tudo que