Chassisfinal
1001 palavras
5 páginas
IntroduçãoEste trabalho consiste em dimensionar um sistema de travagem para um veículo. Para tal são fornecidas informações importantes acerca de algumas características do veículo em questão.
Existem fatores importantes a ter em consideração, tais como, a massa, a capacidade de carga, as dimensões do veículo, o coeficiente de atrito máximo permitido no tipo de pneu utilizado, a pressão hidráulica máxima, a pressão específica na pastilha e a força exercer no pedal.
A partir deste conjunto de fatores, também se quer simular a evolução da pressão de travagem, sem carga, para uma evolução do fator de travagem. Seguidamente pretende-se determinar a força a exercer no pedal de travão, com e sem assistência, a partir de uma determinada desaceleração e determinar a subida de temperatura nos discos de travão num certo intervalo de decréscimo de velocidade.
Dados
Segundo o enunciado (em anexo) podemos consultar os valores a ter em conta para o dimensionamento do sistema de travagem.
Neste caso temos um veículo com um peso máximo de 2300kg com carga, mas para a realização de cálculos com segurança foi usado um coeficiente de segurança de 1,1, ou seja, 2530kg mais de 10% do peso máximo do veículo. E temos um pneu 215/60 R17 com um coeficiente de atrito m=0,9.
Dimensões do veículo
B (m)
1,2
C (m)
1,1
L (m)
2,3
h (m)
0,65
Largura do pneu (mm)
215
Altura do pneu
0,6
Diâmetro da jante (")
17
Raio do pneu (m)
0,345
Dados 1- Dimensões do veículo
1. Determinação da pressão hidráulica de travagem
1.1 Carga máxima
1.1.1 Cálculo das reações R1 e R2
1.1.2 Eixo Frontal
Como para apenas um êmbolo teríamos ultrapassado a pressão limite de restrição de 120 bar, decidimos então usar um sistema com dois êmbolos. Nesta situação pelos cálculos efetuados na folha de Excel obtivemos uma pressão para o eixo da frente de 110,9bar.
Chegamos à conclusão que o material necessário com as medidas ideais será o seguinte:
2 êmbolos
Diametro Disco (m)
0,3
Diametro