Charles e Ray Eames
Charles ( 1907- 1978 ) e Ray Eames ( 1912- 1989) são das figuras mais proeminentes do design do século XX.
Charles estudou arquitetura na Universidade de Washington - St. Louis e Ray estudou pintura na Escola de Hans Hofmann e posteriormente ingressou na Cranbrook Academy of Art, onde Charles era o chefe do departamento de design industrial.
Em 1941, Charles e Ray se casaram em Chicago e, a partir daí, começa uma longa e bem sucedida parceria no desenvolvimento de vários trabalhos.
A guerra e sua contratação pela Marinha para o desenvolvimento do projeto de talas e macas permitiram aos Eames o desenvolvimento de ampla pesquisa na moldagem de contraplacados (compensado moldado).
O chamado "Casal de Ouro" do design americano do pós-guerra foi pioneiro em diversas áreas como multimídia, projetos avançados de móveis, arquitetura, design gráfico, fotografia e cinema.
Um de seus objetivos era baixar custos e democratizar as peças que produziam.
Em 1946, já consagrado, Charles Eames foi objeto da primeira retrospectiva pessoal dedicada a um só design no MOMA, onde ainda, dois anos depois, em 1948, ganharia também o concurso internacional - Competition for Low-Cost Furniture Design - com cadeiras em fibra de vidro moldadas e que podiam ser produzidas em série.
Ainda com sua mulher, criou vários móveis para a Herman Miller, na década de 50, como a poltrona conhecida como “Charles Eames”, de 1956, baseada em um protótipo exibido no concurso Organic Design in Home Furniture.
A notável liberdade de suas obras, assim como, suas pesquisas intensivas na busca de novas soluções tiveram enorme influência no estilo de móveis e interiores por mais de 50 anos.
O design do século XX ficou marcado por peças como as poltronas La Chaise e Lounge Chair, toda a linha Aluminium, entre outras. Poltrona Charles Eames - Projetada em 1956, com base giratória em alumínio fundido pintado e com detalhes polidos, assento e encosto moldados em