Charles Darwin
No estudo A Origem das Espécies formula ateoria da evolução dos seres vivos mediante uma seleção natural que favorece nos indivíduos variações útil na luta pela existência; estas variações transmitem-se, reforçadas, aos descendentes.
Charles Darwin formula a doutrina evolucionista, segundo a qual as espécies procedem umas dasoutras por evolução. Em virtude da seleção natural sobrevivem os indivíduos e as espécies melhor adaptados. Estas idéias revolucionam as concepções biológicas da sua época.
A esta obra segue-se A Origem do Homem, em que aprofunda a sua teoria sobre a descendência do homem e domacaco de um antepassado comum. Por formular estas idéias vê-se violentamente combatido pelas mais diversas correntes religiosas, que vêm no homem à imagem de Deus. Consequentemente, em redor do pensamento de Darwin cristalizam as polemicas vitoriana sobre a natureza social, metafísica efisiológica do homem.
O impacto desta obra é imediato e sensacional. O público culto já está introduzido na concepção da evolução, mas o fato de um cientista respeitado contribuir com tal quantidade de evidências para provar esta idéia revolucionária convencem um