chaplin
Introdução a Administração
Professor(a): Socorro Rabelo
Aluno:
Curso: Processos Gerenciais - Manhã
Filme Tempos Modernos – Charles Chaplin
01 – Sabemos que no capitalismo, nas relações trabalhistas, são estabelecidas mediante contrato de prestação de serviço entre trabalhador e empregador que regulam a relação capital-trabalho. Algumas diferenças podem ser encontradas no trabalho sob o modo de produção capitalista em comparação com a sociedades pré-capitalista. Cite algumas delas.
R.: Nas sociedades pré-capitalistas, a produção de alimentos ou de objetos era feita baseada na necessidade. Se uma pessoa queria arroz, ela plantava ou trocava por algo que ela tivesse. Não havia a ideia de obter lucro em tudo. Com o advento do capitalismo, passou-se a ter o conceito de “mais-valia”, onde era estipulado um valor para um alimento, um objeto ou um serviço. Dessa maneira, o indivíduo não trabalhava mais para produzir seus bens e seus alimentos, mas sim em troca de dinheiro pelos seus serviços e, assim, adquirir aquilo de que necessita. A relação torna-se assim, “trabalho-salário”.
02 – A inadequação de Carlitos como operário é notória. O trabalho alienado perpassa o tempo todo do filme. Na condição de operário ele tenta se adaptar, se esforça para inserir-se naquele novo mundo de produção, mas, sem sucesso. Baseada na informação acima, responda como se apresentam as relações de trabalho homem-máquina no filme?
R.: Carlitos é um personagem que demonstra inteligência e atitude, características que contrastam com o perfil ideal de um operário de fábrica da época, que é alguém alienado e não importa-se com a pequena importância que tem para o sistema fabril. O homem é retratado no filme, apenas como se fosse uma peça da máquina. Não há valorização do recurso humano. Se um operário não produz o resultado desejado, ele é apenas trocado, como uma engrenagem defeituosa.
03 – Quais os danos causados aos funcionários que lidavam diariamente com as