paises desnvolvidos
Definição
Globalização é um conjunto de transformações na ordem política e económica mundial visíveis desde o final do século XX. Trata-se de um fenómeno que criou pontos em comum na vertente económico-social, cultural e política, e que consequentemente tornou o mundo interligado, uma Aldeia Global.
A globalização poderá ser descrita como um processo de difusão de ideias, de valores, de formas de produção e de trocas comerciais que ultrapassam as fronteiras nacionais.
Processo de globalização:
O processo de globalização é a forma como os mercados de diferentes países interagem e aproximam pessoas e mercadorias.
A quebra de fronteiras entre os países gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios - até então restritos ao mercado interno - para mercados distantes e emergentes.
Consequências da globalização em geral
Enfraquecimento do conceito de fronteira política;
Troca de informações em tempo real com qualquer pessoa em qualquer lugar do planeta;
Levar ou trazer qualquer objeto de qualquer tamanho ou peso para onde quiser;
As pessoas passam a ter hábitos/comportamentos semelhantes em todo mundo devido a este processo.
Aumento da expectativa de vida;
Novos empregos são criados, já outros caem no esquecimento.
A globalização favorece a transferência de empresas e empregos.
Consequências da globalização nos países em vias de desenvolvimento
Positivas:- Com a globalização, os países têm acesso a novas tecnologias, o que permite que a população tenha mais conhecimento e se desenvolva cultural e economicamente.Culturalmente, o país acaba por receber “influências” de outros países, absorvendo alguns dos seus costumes e tradições.Economicamente, o país expande os seus produtos para novos mercados e tem acesso a recursos que permitem que os mesmos melhorem; as indústrias têm maior reconhecimento e consequentemente, as