Chama de Paris
Chama de Paris (título original russo Plamya Parizha) é um balé clássico com música de musicólogo e compositor Boris Asafyev, baseado em músicas da Revolução Francesa, e originalmente coreografado por Vasily Vainonen, com design de Vladimir Dmitriev. Os quatro atos do ballet é baseado em um livro de Felix Gras. Autores do libreto foram Nicolai irmãos Volkov e Vladimir Dmitriev.
Ele foi estreado no Teatro Kirov em Leningrado em 7 de Novembro de 1932, com Natalia Dudinskaya como Mireille de Poitiers, Vakhtang Chabukiani como Jerônimo, Olga Jordânia como Jeanne, Nina Anisimova, Santa Terezinha e Konstantin Sergeyev, Mistral. O condutor foi Yuri Fayer.
Outras produções incluídas estrearam em 6 Julho de 1933 no Teatro Bolshoi de Moscou, Aleksey Yermolayev (Jerome), Anastasia Abramova (Jeanne), Nadezhda Kapustina (Santa Teresa) e Marina Semenova (Mireille de Poitiers).
A produção original e a coreografia foram reconstruídas em 2008 por Alexei Ratmansky para o Balé Bolshoi e está disponível em DVD com Ivan Vasiliev e Natalia Osipova (Bel Air Classiques).
História
Chama de Paris é um ballet "revolucionário", e tem como tema a Revolução Francesa, incluindo em seu cenário do assalto das Tulherias pelos marselheses e sua marcha vitoriosa em Paris. A trama é tirada do livro de Felix Gras Marceliers Les.
Embora a sua definição seja do século XVIII, a França, é uma perfeita ilustração de Leningrado ballet em 1920 e 1930, período em que houve um esforço determinado a encontrar assuntos na história do mundo que refletia a situação mais imediata na Rússia, e para mostrar que a Revolução de Outubro foi parte de movimentos mais universais e eventos históricos.
Enredo
O balé se abre em uma floresta, onde o camponês Gaspard e seus filhos - Jeanne e Pierre - estão recolhendo bushwood. Quando uma contagem e seu partido de caça real chegam, os camponeses se dispersam, mas Jeanne atrai a atenção do Conde, que tenta abraçá-la. Quando seu pai intervém, ele é espancado pelo