Rituais Filosofia Trabalho
Borres Guilouski
Diná Raquel D. da Costa
RESUMO
Os rituais são cerimônias constituídas de gestos simbólicos repetitivos, carregados de intencionalidade. Podem ser religiosos e não-religiosos, e estão presentes em todas as culturas. Os rituais religiosos permitem aos adeptos nas diferentes tradições religiosos adentrar no mundo divino e pela fé trazê-lo à realidade humana.
O rito é a práxis do mito. Por meio da linguagem ritualística os seres humanos rememoram e atualizam mistérios, acontecimentos importantes de um passado distante, geralmente explicado por meio da linguagem mítica. O ritual em uma determinada tradição religiosa é a possibilidade de o adepto entrar em comunhão com a fonte primordial de força e energia que jorra das origens. Os rituais religiosos são realizados com distintas finalidades, podem ser de iniciação ou passagem, litúrgicos, comemorativos ou festivos, propiciatórios, mortuários, divinatórios, de cura, entre outros. No Ensino Religioso, o conhecimento sobre as expressões ritualísticas objetiva subsidiar os estudantes para o entendimento e a compreensão deste universo simbólico em vistas da superação dos preconceitos e a construção do respeito às diferenças no convívio social.
Palavras-chave: Rituais; Tradições religiosas; Ensino religioso.
Os ritos são gestos simbólicos repetitivos que expressam uma crença religiosa, um desejo, uma intenção, uma saudação, entre outras finalidades.
(Foto ao lado: Muçulmano realizando o rito de prostração em reverência a Allah)1.
1
http://noticias.gospelmais.com.br/livro-islamismo-professor-jesus-muculmano-40094.html
II JOINTH, 20 E21 DE AGOSTO DE 2012.
PÁG. 91 a 109
No âmbito do sagrado, por meio do rito os seres humanos adentram no mundo divino e, de certa forma, o trazem para a realidade humana. O rito é a poesia que o ser humano cria com o intuito de impressionar a divindade, os espíritos ou as forças da natureza e assim obter o seu favor.
Através do rito, o homem se incorpora ao