CHALÉ DE FERRO: CONSTRUÇÃO DE FERRO
CONSTRUÇÃO DE FERRO
CHALÉ DE FERRO:
CONSTRUÇÃO DE FERRO
Alexandre Sales Siqueira
Bianca Ikeda Bastiani
Paulo Renêe
Herley Souza
Marvi Oliveira
RESUMO
A cidade de Belém do Pará possui um grande tesouro nacional da arquitetura. Estão localizados na capital paraense os três únicos exemplares da arquitetura de ferro de cunho residencial de todo brasil. Importados no final do século XIX início do século XX são exemplos da arquitetura de casas pré-fabricas em escala industrial, seguindo os padrões do ecletismo. Este trabalho aborda o tema do chalé de ferro localizado atualmente no Jardim Zoobotânico Bosque Rodrigues Alves.
Palavras chave: Chalé do bosque, estrutura metálica, arquitetura pré-fabricada.
Sumário
CONTEXTUALIZAÇÃO O contexto da Belle Époque caracteriza-se pelo momento de grande prosperidade e riquezas não só materiais como também intelectuais onde a cidade de Paris ditava as normas do período, invenções capazes de mudar a forma de vida do cotidiano como principalmente telefone, o carro e o avião ferramentas importantes na quebra de fronteiras, encurtando distâncias, promovendo a aproximação das principais cidades do planeta, fato fundamental para a “importação da cultura parisiense” para o território paraense.
Com a crescente industrialização europeia e a necessidade cada vez mais crescente da utilização da borracha, como matéria-prima para a indústria automobilística, na segunda metade do século XIX, possibilitou com que a Amazônia se inserisse no contexto da esfera do capitalismo industrial em escala mundial.
O aumento cada vez maior das importações de látex provocou uma mudança drástica na economia, e sendo Belém a capital com o porto responsável pela exportação da borracha, tornou-se de suma importância mudanças na higiene, educação... Necessitava ser modernizado, trabalho que ficou tomado como meta pelo intendente Antônio José Lemos, que inspirado nas reformas ocorridas