CG LI51D G05 Relat rio TP2
423 palavras
2 páginas
Instituto Superior de Engenharia de LisboaÁrea Departamental de Engenharia Electrónica e
Telecomunicações e de Computadores
Computação Gráfica (LEIC)
Relatório 2º Trabalho Prático
Eng.º Carlos Guedes
Semestre de Inverno 2014/2015
Turma: LI51D
Grupo: 5
Jaqueline Vaz – 36145
Jurandy Santos – 38697
Homilzio T. Santos – 39368
Data de Termino: 17/01/2015
CG – TP2 – G05
Introdução
O objectivo principal deste trabalho é o de familiarizarmo-nos com as ferramentas do
OpenGl, para tal, desenhámos, e implementámos uma versão combinada mas simplificada dos jogos Edge e Bloxorz, a que chamamos de Edgorz, visto que este tem os mapas em 3D que encontramos no jogo Edge e as regras do jogo Bloxorz.
Fig. 1 - Edgeorz - Nível 1
Fig. 2 - Edgeorz - Nível 1 – Com legenda e sobre a plataforma
CG – TP2 – G05
2
Desenvolvimento do trabalho
O trabalho está dividido em 2 projectos diferentes, o Edgorz, que contém o código fonte e o JOGL, que contém a biblioteca OPENGL .
O projecto Edgorz está separado em diferentes packages são eles, actors: Contém as classes dos atores que intervêm na cena, Orz, e os Robots. cggl: - tem diferentes classes incluindo a principal, a Edgorz que relaciona e comanda toda a aplicação.
- Input - verifica e regista os eventos das teclas.
- Camera que posiciona a camera no mundo.
- SceneObject – classe abstracta que define vários métodos comuns a várias classes, métodos esses como o update e o draw o que permitem que todos as classes que estendam dessa, possam ser actualizadas e desenhadas na cena, a cada “pintura” do ecrã.
- TextWriter – Permite escrever textos 2D no ecrã.
- World – Classe que implemente a interface GLEventListener, permitindo assim gerar eventos e manter a aplicação actualizada a cada frame. geom: - Contém uma implementação da classe Vector3f, classe muito utilitária para posicionar os diferentes objectos no “mundo”. level: Classe responsável criar os níveis de jogo, lendo e interpretando os ficheiros de texto onde estão descritos os