907
Francieli Cavagnoli1, Kamila Dettoni Peruzzolo2.
Faculdade Assis Gurgacz, Cascavel, PR.
O presente trabalho buscou junto ao Programa Ação Social Integrada a Cidadania da Fundação Assis Gurgacz verificar o grau de conhecimento dos idosos, lá atendidos, acerca dos fatores de risco do infarto agudo do miocárdio, bem como dos hábitos de vida dos mesmos. Os dados foram levantados através de um questionário, aplicado a 26 idosos, selecionados pelo interesse em participar. Após a análise dos dados, foi constatado que apesar da mídia e todas as campanhas de informação, os idosos não conhecem as causas e as formas de prevenir o Infarto Agudo do Miocárdio. Este trabalho pesquisou, também, sobre as causas e os principais fatores de risco que levam ao acometimento do Infarto Agudo do Miocárdio, além de discutir qual é o papel do Enfermeiro, como educador. Após a pesquisa, foi ofertada uma palestra aos idosos participantes desse projeto.
Palavras – chave: Infarto Agudo do Miocárdio, causas e fatores.
1 INTRODUÇÃO
A pesquisa teve como objetivo levantar dados junto aos idosos atendidos pelo programa Ação Social Integrada pela Cidadania da Fundação Assis Gurgacz, que possibilitou identificar o grau de conhecimento que estas pessoas possuem acerca dos fatores de risco do Infarto Agudo do Miocárdio, bem como dos hábitos de vida dos mesmos.
Ao levantar o grau de conhecimento que os idosos atendidos no programa, está se diagnosticando qual o hábito de vida dessa população, bem como prestando importante serviço para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.
Além disso, o desenvolvimento desta pesquisa possibilitou a execução prática de uma das várias funções da enfermagem, qual seja, a aplicação de práticas preventivas de patologias.
Como foi dito, anteriormente, esta pesquisa buscou Identificar o grau de conhecimento dos idosos, atendidos pelo programa Ação Social da Faculdade Assis Gurgacz, em relação ao Infarto Agudo do Miocárdio e,