CETAS
O CETAS tem seu objetivo receber filhotes, animais machucados e de apreensão. Criado com a ajuda do IBAMA no campus UNIR, 65% dos animais voltou para a natureza e o CETAS e considerado o maior centro do Brasil, com 11 macacos-pregos, macaco velho, macaco da noite e o gavião carijo, eles estão na primeira parte do CETAS e que também se encontra um jacaré-açu que foi matado por causa o jacaré matou uma criança.
No centro de triagem na área para felino, duas onças pardas, um macho chamado de Dode que tem cerca de dois anos e que foi encontrado em São José do Guaporê, e a outra com o nome de Grete estava sendo criada em Labria, tem cerca de um ano.
Na triagem tem filhotes em tratamento, como o gavião real que pode chegar ate quarenta anos de vida e que atinge sua maior idade com cinco anos, e também tem outas espécies como sagui, jaguatirica, arara, gato do mato, mãe da noite, macaco aranha e gavião carcará, isso e o que tem atualmente na área de triagem para os filhotes. Na área de áveis tem o maracananzinho, o papagaio que veio do CRAS e também arara. O CETAS foi construído pelo a usina de Santo Antonio e que depois esta área vai ser entregue para o IBAMA.
Métodos Utilizados
Na visita aconteceu na semana do meio ambiente, no dia cinco de junho, que a repórter Carla, representando o CETAS acompanhou o grupo de alunos até o CETAS, chegando la o biólogo e o veterinário deram as boas vindas e iniciamos o passeio dentro da unidade
Conclusão
Conclui que o setas tem ajudado muitos animais que são encontrados em vários locais e tentam a recuperação destes animais para voltar pra sua aria nativa, mas todos não