FEDERALISTA
• Pouca estabilidade;
• O bem público sempre é esquecido nos debates públicos;
• As questões são frequentemente resolvidas pela força da maioria, sem observar as regras da justiça.
A causa do problema:
Encontra-se num espírito de facção que toma conta da administração pública.
Mas o que é uma facção?
Facção pode ser um grupo formado pela minoria ou maioria dos cidadãos, que sejam dirigidos por paixões ou interesses contrários aos direitos dos cidadãos, ou ao interesse constante e geral da sociedade.
Como evitar as facções?
Existem dois métodos: um seria prevenir a formação de facções e o outro corrigir-lhes os efeitos
Para prevenir seria necessária destruir a liberdade ou dar a todos as mesmas opiniões. A primeira solução é insensata pois ao mesmo tempo que elimina a formação de facções impossibilita a política. E a segunda solução seria inviável. Pois enquanto a razão não for infalível existirá diversidade de opiniões.
A divisão da sociedade em diversos interesses:
A origem da propriedade encontra-se nas faculdades humanas, e uma das primeiras finalidades do governo é proteger as faculdades humanas. Da proteção das faculdades humanas, resulta a desigualdade na extensão das propriedades e esta influencia por sua vez nos sentimentos e opiniões dos proprietários, dividido-os em diferentes interesses.
A debilidade da democracia diante das facções:
O fim da legislação moderna deve ser a submissão dos diversos interesses a regras certas. Porém como pode o juiz julgar sua própria causa? Assim também uma assembleia de homens não deve ser ao mesmo tempo juiz e parte. Como uma democracia pode dirimir conflitos de interesses se aqueles que governam são afetados diretamente por suas decisões?
A conclusão chegada até aqui é de que não existe forma de prevenir a formação de facções e que nos resta somente corrigir-lhes os efeitos.
Corrigir os efeitos da formação de uma facção composta pela minoria é