cestodeos
Cestódeos Características gerais
Ausência de tubo digestivo, com nutrição por difusão simples. Hermafroditas, com órgãos femininos e masculinos em cada segmento do corpo (proglote). Os proglotes localizados na porção final estão "grávidos", cheios de ovos ou embriões. A fixação dá-se por escólex com ganchos de ancoramento, usualmente no intestino delgado. Todos cestódeos requerem hospedeiro intermediário invertebrado, das classes Insecta, Crustacea ou Mollusca. A maior parte são inofensivos.
Phylum Cestoda
Inclui 17 famílias e 193 gêneros em Aves. As espécies de maior importância estão relacionadas à patogenicidade, embora a maioria seja de baixa patogenicidade.
As espécies mais importantes em Aves da ordem Galliformes estão classificadas em três famílias: Davainidae, Dilepididae e Hymenolepidae.
Os cestódeos do gênero Raillietina são robustos e diferem de Hymenolepis que são muito finos tipo fio.
Exemplos
Raillietina echinobothrida tem como hospedeiras intermediárias as formigas, é de patogenicidade moderada a severa e comprimento entre 200 e 300 m.
Raillietina tetragona tem como hospedeiras intermediárias as formigas, sua patogenicidade é de moderada a severa e comprimento entre 100 e 250mm.
Raillietina cesticillus tem como hospedeiros intermediários os cascudos, é inofensiva e mede entre 50 e 150 m.
Davainea proglottina tem como hospedeiro intermediários moluscos, como lesmas e caracóis e sua patogenicidade é severa. Suas dimensões são pequenas, de difícil visualização a olho nu, nunca possui mais do que nove proglotes e mede até 4mm de comprimento, sendo para o diagnóstico melhor visível à microscopia (40 e 100X).
Figura 1 Davainea proglotina 100X; material do duodeno de galinha caipira.
Hymenolepis carioca ocorre em galinha e peru e tem como hospedeiro intermediário a mosca dos estábulos, o cascudo das fezes da família Scarabeidae (1 cascudo comporta 100 cisticercos e 1 cisticerco brota