cesio radioativo
CURSO TECNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
CLAUDIO TADEU PEREIRA
CÉSIO – ACIDENTE RADIOATIVO NA CIDADE DE GOIANIA
SÃO PAULO
2014
SUMÁRIO
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Bibliográfia 01
01
03
03
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver o conhecimento em relação acidente radioativo que ocorreu na cidade de Goiânia – Goiás – Brasil em 1987, onde foi o maior acidente do tipo que ocorreu no país com o elemento químico Cloreto de Césio-137, o que denominou o nome do acidente ocorrido.
No desenvolvimento do respectivo trabalho há relatado todo o contexto do ocorrido, a história, como desenvolveu e o que propiciou após.
Dessa forma a importância de conhecer sobre o tipo de radiação que está exposto e saber as consequência que podem causar a má utilização do elemento químico é essencial, pois interfere no bem estar e saúde de pessoas expostas.
Desenvolvimento
Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início no dia 13 de setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. O desastre fez centenas de vítimas, todas contaminadas através de radiações emitidas por uma única cápsula que continha césio-137.
O instinto curioso de dois catadores de lixo e a falta de informação foram fatores que deram espaço ao ocorrido. Ao vasculharem as antigas instalações do Instituto Goiano de Radioterapia (também conhecido como Santa Casa de Misericórdia), no centro de Goiânia, tais homens se depararam com um aparelho de radioterapia abandonado. Então tiveram a infeliz ideia de remover a máquina com a ajuda de um carrinho de mão e levaram o equipamento até a casa de um deles.
O maior interesse dos catadores era o lucro que seria obtido com a venda das partes de metal e chumbo do aparelho para ferros-velhos da cidade. Leigos no assunto, não tinham a menor noção do que era aquela máquina e o que continha realmente em seu interior. Após retirarem as peças de seus interesses, o que levou