Cesario Verde
Este poema, redigido em 1875, aborda um dos elementos mais comuns nas obras de Cesário Verde, a figura feminina.
Porém, neste poema em particular, a figura feminina retratada contrasta com a típica mulher provocante e deslumbrante.
Assim, o poema “A Débil” representa uma mulher que sobressai no meio citadino, não pela sua excentricidade, mas pela sua pureza e simplicidade.
MULHER 7:
O sujeito lírico serve-se de um conjunto de termospara caracterizar esta típica mulher: "frágil,assustada, recatada, honesta, fraca, natural, dócil,recolhida", remetendo para a sua caracterização psicológica.
Já os vocábulos "loura, de corpo alegre e brando,cintura estreita, adorável, com elegância e sem ostentação, esbelta e fina, ténue" remetem para o seu aspeto físico
MULHER 8:
Este poema põe em relevo uma figura feminina que escapa à típica mulhercitadina, a mulher que surge no espaço rural.O retrato da figura feminina está associado à mulher do campo que semovimenta num espaço que lhe é estranho. Assim, esta sente-se perdida,necessitando de proteção masculina pois sente-se desnorteada num espaçoque não está adequado à sua fragilidade.Vs
ESPAÇO:
O sujeito poético caracteriza os espaços citadinos de forma negativa.Nestes espaços movimentam-se figuras sórdidas, que ele caracteriza por“turba ruidosa, negra" e por " uma chusma de padres de batina". Tal permitedestacar a fragilidade da jovem, que torna estes locais mais brilhantes eatrativos.Com o intuito de evidenciar o contraste entre o espaço e a jovem senhora, osujeito poético faz referência à agitação e à confusão que predominam nacidade, onde sobressaem as diferentes classes sociais.
LINGUAGEM 11:
Cesário Verde utiliza um vocabulário preciso e exato, e as suasdescrições dão-nos uma visão perfeita da realidade.
Além disso, imprimeobjetividade ao conteúdo, afastando-se do lirismo romântico.
O poema está cheio de referências à realidade social, onde se percecionaa crítica e a ironia de que Cesário Verde