Cerébro a chave das emoções
Cérebro a chave das emoções
Neurônios da FCA: Almevane Ângela Caroline Cláudia José Carlos Paula Santos Roque Mota
Salvador
(abril) 2012
NEURÔNIOS DA FCA
Trabalho apresentado como resumo para a disciplina Educação das Emoções do Curso de Psicologia no turno matutino da Faculdade Castro Alves
Professora:
Angelina de Athayde
Salvador
2012
Cérebro a chave das emoções
No dia 27 de março de 2012, foi exibida uma reportagem pela professora Angelina, na Faculdade Castro Alves, tendo como tema: Cérebro a chave das emoções.
Superando o medo: um grupo de rapazes foi conduzido para um prédio de trinta andares, antes e durante da descida foi monitorado os batimentos cardíacos, dosagem de adrenalina e observou também como o cérebro reage, percebeu-se que o sangue vai para os músculos do esqueleto, como o das pernas, tornando mais fácil fugir, o corpo imobiliza-se para fugir ou lutar.
Durante trinta e seis horas um atleta ficou a deriva lutando pela sobrevivência, reagiu dizendo que iria transformar o seu corpo em um corpo de aço. Os batimentos cardíacos aceleraram e uma onda de hormônios como adrenalina gerou uma pulsação, energia suficiente que o fez nadar bastante até ser encontrado por outro barco, ele teve uma ação vigorosa, não se deu por vencido.
O senhor deprimido pela escuridão, a falta de luz lhe trazia grave problemas, como ele mesmo falou na família havia casos de dois irmãos que cometera suicídio por causa disso. Pelos sintomas que ele sentia descobriu que em certo momento da sua vida ele teve que ficar isolado no escuro, daí a causa de tanta tristeza, angustia e até depressão, colocou uma fonte de luz e resolveu grande parte do problema. A tristeza causa confusão e falta de