Cerâmica
INTRODUÇÃO 2
ORIGEM DA CERÂMICA 3
CERÂMICA NA ATUALIDADE 4
REGIÕES DE CONCENTRAÇÃO 4
REFERÊNCIAS 5
INTRODUÇÃO
A cerâmica é um dos materiais mais antigos produzidos pelo homem, e foi da necessidade de encontrar algo para armazenar seus alimentos e água que fabricaram vasilhas com a argila. A cerâmica é um material muito utilizado para a produção de artefato a partir da argila, e que quando umedecida se torna facilmente maleável para moldar. Após isso, é submetida a secagem com uma alta temperatura onde a massa vai receber rigidez e resistência.
Das ótimas propriedades que contém a argila, é que permitiram a construção de casas, vasilhas de uso doméstico e armazenamento de alimentos e outros. A cerâmica pode ser uma atividade artística quanto industrial. Hoje, além de sua utilização como matéria-prima de diversos instrumentos domésticos e da construção civil, a cerâmica é também utilizada na tecnologia de ponta, atuando na medicina e em áreas espaciais.
ORIGEM DA CERÂMICA
Estimasse que por volta de 5 mil anos atrás a cerâmica possa ter sido criada na Amazônia, mas há mais relatos na Ilha de Marajó, por conta da cultura indígena que favoreceu a ilha.
A cerâmica ela elaborada de forma artesanal e que compreendia algumas etapas tais como: raspagem, incisão, excisão e pintura. Utilizavam muito a argila para fazerem esculturas antropomórficas e também de animais. Dentre esses, outros objetos se destacavam como bancos, vasos e outros.
De acordo com a história, não foram os portugueses que trouxeram essa pratica para o Brasil, como muitos acreditam. Alguns indígenas já tinham afirmados trabalhos com barros quando Cabral aportou em território. Mas foram os portugueses que instalaram a primeira olaria.
Houve uma mudança da produção indígena, onde passaram com a olaria a fabricar, tijolos, telhas e louças para o consumo diário. Com esse engenho passou-se a fabricar