Cerâmica
Sistema de Reciclagem
Uso de secadores dispõe de coletores de material reciclável. Através da educação ambiental, os funcionários também são incentivados a fazer coleta seletiva. O material gerado é destinado a “(CPFL)” que troca o produto recebido por bônus na conta de energia. Outra mudança diz respeito aos cacos, que são os restos de tijolo que sobram quando algum produto se quebra depois de ser queimado. Antes o material não tinha destino final certo e ficava na natureza. Agora, a meta é diminuir ao máximo o excedente e reaproveitá-lo na produção.
Benefícios ambientais incluem redução de 100% da cinza, resíduo da queima que antes ia todo para o meio ambiente
O resíduo (cinza) está sendo beneficiado e adicionado na massa para conserto dos fornos e suas portas, o que reduziu em 100% o lançamento do material no meio ambiente. Já com a introdução de combustíveis alternativos para queima, como o material das serrarias, diminuiu em 15% o consumo de lenha, o que corresponde a 2.700 metros de lenha por ano. Isso equivale a 52 hectares de terra preservados, considerando que um hectare produz 52 metros cúbicos de lenha nativa. Com a construção de um filtro tanque lavador de gases, para reduzir o lançamento de fuligem e fumaça durante a queima, caiu a emissão de fuligem e de CO2 na atmosfera. Antes da Produção Mais Limpa, 1,5% dos produtos tinham algum tipo de defeito. Depois, a redução no desperdício da queima caiu para 0,5%.
Fonte: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=584796
Sistema de Iluminação Natural
O processo de fabricação utiliza iluminação natural e reaproveita os resíduos dos materiais durante a produção. Com todas as matérias-primas da cerâmica misturadas, elas são levadas ao forno onde queimam durante 24 horas a uma temperatura de quase mil graus. No entanto, essa queima não tem contribuído para o aquecimento global. Pelo contrário, a empresa tem recebido créditos de carbono, pois