Cervejeiro Artesanal 87299
9238 palavras
37 páginas
Seja Bem Vindo!Curso
Cervejeiro artesanal
Carga horária: 30hs
1
Conteúdo Programático:
Introdução
Matéria Prima
Equipamentos
O Processo
Fermentação
Engarrafamento
Quando posso tomar a primeira cerveja?
Bibliografia/Links Recomendados
2
Introdução
Este material foi elaborado visando ajudar todos aqueles que desejam fazer cerveja em casa. Apesar de o conceito geral ser de que a cerveja só pode ser feita por grandes empresas com maquinário avançado e ingredientes inacessíveis, você verá que é fácil fazer sua própria cerveja caseira. Com um pouco de dedicação e paciência você estará bebendo uma cerveja feita do jeito que você gosta, com todas as características que lhe agradam e o melhor de tudo, feita por você!
Todas as informações aqui contidas foram dispostas de forma a facilitar o entendimento e a aplicação prática. Neste curso procuramos incluir apenas informações básicas, de forma a dar o conhecimento necessário para a parte prática. Com certeza, com este curso você vai querer se aprofundar mais em cada aspecto da fabricação e o incentivamos fortemente para que faça isso.
Buscamos expor da forma mais simples e prática possível para você obter bons resultados na fabricação da sua cerveja caseira.
Ao longo do tempo você descobrirá que existem outras formas, técnicas e equipamentos para fazer cerveja e que diferem muito do que aqui publicamos. Nosso intuito é de ajudar você justamente a conhecer o necessário para iniciar sua produção desmistificando a cerveja caseira e deixando o caminho aberto para novas pesquisas e experiências.
Matéria Prima
3
O Malte
O malte nada mais é que o grão de cevada umedecido e germinado em estufas sob temperaturas controladas até atingir certo grau de germinação. Neste momento o grão é seco para interromper o crescimento do broto. Durante o processo de germinação o grão gera açucares, amidos solúveis e amidos que podem ser transformados em açúcar durante uma das etapas do processo de produção de cerveja, que se chama