CERTO DIA CERTO CAPITÃO versão final
Pius Colletti Oehling 9º ano C Nº 27 O livro Um certo capitão Rodrigo, de Erico Veríssimo, publicado pela editora Companhia das Letras em 2005, é uma obra clássica da literatura brasileira. Compõe a terceira parte do primeiro volume - O continente - da trilogia O tempo e o vento. Foi escrita na década de 1930 no Rio Grande do Sul, onde o autor nasceu e passou grande parte de sua vida. Erico Lopes Veríssimo nasceu no dia 17 de dezembro de 1905 em Cruz Alta, Rio Grande do Sul. Seu pai, Sebastião Veríssimo da Fonseca (1880-1935), era um farmacêutico e sua mãe, Abegahy Lopes Veríssimo, uma dona de casa. Sua família era muito simples e vivia com problemas financeiros. Seus pais se separaram quando ainda era jovem. Teve que trabalhar bastante para ajudar no orçamento doméstico. Exerceu diversas atividades, desde professor até balconista. Em 1931 já estava casado e se sustentava com seus escritos. Nos anos seguintes teve dois filhos. Em 1963 finalizou a obra O tempo e o vento. Morreu em 1973 de infarto.
Foi caracterizado pelo estilo da segunda parte do romancismo brasileiro e teve enorme importância na literatura nacional. Entre suas obras mais importantes estão: Clarissa (1933); Olhai os lírios do campo (1938); Incidente em Antares (1971); O escritor diante do espelho (1966) e Solo de clarineta (1973).
O livro trata da chegada do capitão Rodrigo Cambará, homem valente, à cidade de Santa Fé, no Rio Grande Sul, em outubro de 1828, no Dia de Finados. O líder da cidade, Coronel Ricardo Amaral, logo desaprova sua permanência na cidade dizendo que ele não era o tipo de homem que viveria ali. Mas, teimoso, o capitão permanece fazendo amigos e constituindo família com Bibiana Terra, neta de Ana Terra – personagem principal do livro anterior a este – e filha de Pedro Terra, que também não aprovava o casamento dos dois. O livro em questão se relaciona fortemente com Ana Terra (1996), seja pelos personagens, seja pelo enredo. Bibiana Terra se assemelha