certificação
O Linux Professional Institute – LPI - é uma organização sem fins lucrativos, sediada no Canadá e constituída em 1999 pela comunidade Linux, e, desde então, desenvolve de forma acessível um programa de certificação em sistemas GNU/Linux reconhecido internacionalmente por empresas, empregadores e profissinais de TI.
A principal vantagem de uma certificação LPI sobre outras certificações Linux é a neutralidade de distribuição, pois as provas do LPI são baseadas no Linux Standard Base, um conjunto de normas que mantém a compatibilidade entre as diferentes versões e distribuições do sistema operacional. A certificação LPI é, portanto, independente da distribuição.
O Linux Essentials funciona como uma porta de entrada para as certificações profissionais LPI, sendo considerada um pré-requisito recomendado, mas não obrigatório, para a certificação LPI nível 1 (LPIC-1). Ou seja, se você não tem muita experiência em Linux é recomendado que você faça o programa Linux Essentials. Já aqueles com uma certa experiência em Linux podem “pular” essa etapa.
De acordo com o site oficial do LPI, o usuário certificado em Linux Essentials, deverá ser capaz de:
Compreender conceitos básicos de processos, programas e componentes do sistema operacional;
Possuir conhecimento básico do hardware do computador;
Demonstrar conhecimento em aplicações Open Source e sua relação com aplicações de código fechado;
Possuir entendimento de desktops Linux e como obter a ajuda do sistema operacional;
Possuir habilidades para trabalhar com linha de comando e arquivos;
Usar básico de editor de textos
LPIC-1 Junior Level Linux Certification
O LPIC-1 é o primeiro nível de certificação profissional do LPI. Para receber a certificação LPIC-1 o profissional deve ser capaz de:
Trabalhar com a linha de comandos no Linux
Executar tarefas simples de manutenção, como dar suporte aos usuários, adicionar usuários em sistemas de grande porte, executar