Certificação digital
INTRODUÇÃO 3
ENTENDENDO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL 3
ASSINATURA DIGITAL 4
Criptografia 4
Algoritmos Criptográficos de Chave Pública 5
Documento em Papel X Documento Eletrônico 6
CERTIFICADO DIGITAL 7
Como obter Certificados Digitais? 8
Tipos de Certificados da ICP-Brasil 9
Algumas Iniciativas de Sucesso 9
CONCLUSÃO 10
A Certificação Digital e a minha empresa de trabalho 11
BIBLIOGRAFIA 12
INTRODUÇÃO Há tempos que pessoas utilizam assinaturas à caneta, carimbos, selos, ente outros recursos, para comprovar a autenticidade de documentos, expressarem concordância com determinados procedimentos, declarar responsabilidades, etc. Hoje, muitas dessas atividades podem ser feitas através da internet. Mas, como garantir autenticidade, expressar concordância ou declarar responsabilidade no “mundo eletrônico”? A resposta para essa questão é a certificação digital e conceitos relacionados, como a assinatura digital.
ENTENDENDO A CERTIFICAÇÃO DIGITAL
A internet permite que indivíduos, empresas, governos e outras entidades realizem uma série de procedimentos e transações de maneira rápida e precisa. Graças a isso, é possível fechar negócios, emitir ou receber documentos, acessar ou disponibilizar informações sigilosas e economizar dinheiro evitando processos burocráticos, entre outros.
No entanto, da mesma forma que os computadores oferecem meios para tudo isso, podem também ser usados por fraudadores, o que significa que tais operações, quando realizadas por vias eletrônicas, precisam ser confiáveis e seguras.
A certificação digital é a tecnologia de identificação que provê mecanismos de segurança capazes de garantir autenticidade, confidencialidade e integridade a essas informações eletrônicas, durante o processamento de dados e trocas de mensagens e documentos entre cidadãos, governos e empresas.
A certificação digital funciona com base em um documento eletrônico chamado certificado digital e em um recurso denominado