Certificação COBIT
Engenharia de Software
Universidade Estácio de Sá
Curso: Técnico em Informática
Grupo:
Marluce Cristina Cardoso Alves
Amanda Foly Azevedo
Izabela Ludovico Rocha
Maria Clara Alaluna
Lucas Marquet
Disciplina: Engenharia de Software
Professor: Michel Richieri
O PAPEL DA CERTIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE TI NA QUALIDADE DO SOFTWARE
As certificações de TI (Tecnologia da Informação) têm tido sido muito importantes para estabelecer a qualidade do software, já que representam o reconhecimento formal de uma competência técnica de um profissional. É um método capaz de estimar a expertise de um profissional através de um instrumento de medida padronizado. É difícil desenvolver um software de qualidade, tendo em vista que não se tem um teste preciso que avalie a qualidade do software. Estas dificuldades têm causado a necessidade de fazer abordagens alternativas para a determinação da qualidade do software. Duas abordagens-chave competindo atualmente são a determinação da maturidade do processo (por exemplo, através de CMM1 e CMMI2) e o reconhecimento, via certificação, dos profissionais de software. Na área de TI, o curso de graduação já não é mais suficiente, em especial nos setores que fazem uso intensivo de softwares especializados. Nestes setores existe a necessidade de se ter certificação, criada com o objetivo de atestar o que um profissional realmente sabe sobre uma determinada ferramenta ou tecnologia.
No mercado de trabalho cada vez mais competitivo, é necessário que o profissional de TI se diferencie dos demais, nesse contexto, entram as certificações, que trazem mudanças no conhecimento, habilidades e atitudes dos profissionais da área.
A certificação é importante para aprimorar os aspectos econômicos de trabalho, uma vez que ajuda as organizações a selecionarem e manter mão-de-obra efetiva e produtiva, servindo às necessidades dos empregadores.
Vantagens da certificação de TI: a certificação é uma forma